segunda-feira, 21 de junho de 2010

O que é Formol /O que é Formaldeído ?













O formol é uma solução de formaldeído, matéria-prima com uso permitido em cosméticos nas funções de conservante e como agente endurecedor de unhas







O formol ou formaldeído, solução a 37%, é um composto líquido claro com várias aplicações, sendo usado normalmente como preservativo, desinfetante e anti-séptico. Também é usado para embalsamar peças de cadáveres, mas é útil também na confecção de seda artificial, celulose, tintas e corantes, soluções de uréia, tiouréia, resinas melamínicas, vidros, espelhos e explosivos. O formol também pode ser utilizado para dar firmeza nos tecidos, na confecção de germicidas, fungicidas agrícolas, na confecção de borracha sintética e na coagulação da borracha natural. É empregado no endurecimento de gelatinas, albuminas e caseínas. É também usado na fabricação de drogas e pesticidas.







Riscos do Formol:



As reações do uso do formol em altas concentrações "podem" ser:






Contato com a pele - Tóxico. Causa irritação à pele, com vermelhidão, dor e queimaduras.






Contato com os olhos - Causa irritação, vermelhidão, dor, lacrimação e visão embaçada. Altas concentrações causam danos irreversíveis.






Inalação - Pode causar câncer no aparelho respiratório. Pode causar dor de garganta, irritação do nariz, tosse, diminuição da freqüência respiratória, irritação e sensibilização do trato respiratório. Pode ainda causar graves ferimentos nas vias respiratórias, levando ao edema pulmonar e pneumonia. Fatal em altas concentrações.






Exposição crônica - A freqüente ou prolongada exposição pode causar hipersensibilidade, levando às dermatites. O contato repetido ou prolongado pode causar reação alérgica, debilitação da visão e aumento do fígado.







No caso da escova progressiva, dependendo da concentração do formol, pode ainda causar queda capilar.







O risco do formol em sua aplicação indevida é tanto maior quanto maior a concentração e a freqüência do uso, e se dá pela inalação dos gases e pelo contato com a pele, sendo perigoso para profissionais que aplicam o produto e para usuários.


Muitos problemas podem acontecer com cremes que contenham alto nível de formol principalmente nas escovas progressivas caseiras . que são acrescentado formol nao permitido pela Anvisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário